Quando vale a pena trocar o avião pelo ônibus ou pelo carro

Muitas vezes vale a pena trocar o avião pelo carro

Com o dólar e o euro cotados acima dos R$ 4, muitas pessoas têm optado em viajar pelo Brasil. Mas conhecer os destinos nacionais também não tem saído barato. Parte disso deve-se ao valor das passagens aéreas, que muitas vezes são mais caras que as passagens para destinos internacionais. Diante deste cenário, muita gente tem optado por encarar as estradas seja de carro ou de busão. Mas você sabe quando vale a pena trocar o avião pelo veículo terrestre ?

Quando o ônibus é mais vantajoso

Geralmente, para viagens de até 500 km é mais barato encarar o busão. Por incrível que pareça quanto menor a distância entre as cidades maior o valor da passagem aérea. Além disso, não há muita variação de preço nas passagens terrestres, o que significa que aquela viagem de última hora não será mais cara do que aquela programada com antecedência.

Outra vantagem do busão é que as rodoviárias são melhores localizadas do que os aeroportos (lembre-se dos 25 km que separam o centro de São Paulo do Aeroporto de Guarulhos). Por fim, só é necessário chegar com 15 min de antecedência do horário de partida.

Quando o carro é mais vantajoso

Se a passagem de ônibus é mais barata que a passagem aérea, imagine dividir as despesas de combustível, hospedagem e alimentação com outros viajantes. Imaginou ? Então, você deve ter visto os custos despencarem (confira nossa experiência nas estradas da Patagônia aqui).

Além do aspecto financeiro, viajar de carro é mais vantajoso …

  • para quem vai viajar para vários destinos, como as cidades históricas mineiras;
  • precisa levar mais bagagens (lembre-se da confusão que virou viajar de avião depois das novas regras de bagagem de mão);
  • viajar com crianças, idosos e pets, que ficam mais incomodados em viagens de avião e de ônibus.

Claro que há outras variáveis, mas essas são as principais vantagens em trocar o avião pelo transporte terrestre.

Anúncios

Deixe uma resposta