Como visitar os palácios de Sintra

Palácio da Pena é um dos palácios de Sintra mais visitados
O Palácio da Pena é um dos lugares mais visitados (Crédito: Parques de Sintra)

Por estar a apenas 27 km de Lisboa, muitas pessoas optam em fazer somente um bate-volta a Sintra. Mas a cidade merece pelo menos dois dias de permanência para que o visitante possa usufruir do charme bucólico do local e conhecer com calma seus palácios, castelos e quintas. Provavelmente, a alta concentração de palácios em Sintra por km2 deve-se ao fato que, no passado, a cidade já foi residência de muitos reis, nobres e artistas.

É possível percorrer todo o centro histórico a pé. No entanto, para chegar à colina, onde ficam o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, uma opção é usar a linha de ônibus 434 para evitar a subida íngreme. O ônibus sai da estação ferroviária, passa pelo centro histórico com destino ao Castelo dos Mouros e Palácio da Pena. A passagem custa 3,90 euros, mas existe a possibilidade de um bilhete tipo hop-on/ hop-off (6,90 euros).

A maioria dos visitantes começa a sua visita pelo centro histórico e depois sobe à colina para visitar o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Mas, se você quiser visitar as edificações com mais calma sem ter que disputar espaço com outras pessoas, a dica é fazer o percurso inverso.

Palácio da Pena

O Palácio da Pena é considerado o expoente máximo do romantismo português do século XIX. Ele foi construído sobre as ruínas de um antigo convento e passou por várias intervenções. Cada uma delas correspondente a um estilo arquitetônico: mourisco, gótico, renascentista e manuelino. Tão interessante quanto o palácio é o parque ao seu redor com exemplares de plantas de várias partes do mundo e algumas edificações, como o Chalé da Condessa d´Edla.

O palácio está aberto das 9h30min às 19h, com última entrada às 18h30min. Já o parque pode ser visitado das 09h30min às 20h, com última entrada às 19h. Valores dos ingressos: 7,5 euros (adulto); 6,5 euros (jovens de 06 a 17 anos e maiores de 65 anos); 26 euros (família: 02 adultos e 02 jovens).

Castelo dos Mouros (Crédito: Parques de Sintra)

Castelo dos Mouros

A 850 metros do Castelo da Pena encontra-se o Castelo dos Mouros, edificação construída no século X na época da dominação árabe. Embora a distância seja curta, vale a pena usar a linha 434 se você tiver comprado o bilhete tipo hop-on/ hop-off. Ao contrário do Palácio da Pena, que encontra-em bom estado de conservação e com um mobiliário impressionante, o Castelo dos Mouros está mais para uma ruína. Mas nem de perto isso o torna menos interessante.

Durante o passeio, é possível caminhar pelas muralhas, subir nas torres e ver de pertinho os sítios arqueológicos. A partir dele, tem-se a melhor vista de Sintra. Dá até para ver o Oceano Atlântico. O castelo está aberto das 9h30min às 20h, com última entrada às 19h. Valores dos ingressos: 8 euros (adulto); 6,5 euros (jovens de 06 a 17 anos e maiores de 65 anos); 26 euros (família: 02 adultos e 02 jovens).

As chaminés cônicas chamam a atenção no Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Sintra (Crédito: Parques de Sintra)

Palácio Nacional de Sintra

Ele não é tão colorido quanto seu vizinho Palácio da Pena, nem tão luxuoso como o Palácio de Queluz, mas o Palácio Nacional de Sintra tem um valor histórico. le é o único palácio português construído na Idade Média que mantém conservado seu traço original embora tenha passado por várias intervenções ao longo dos séculos.

Ele foi erguido durante o domínio árabe, testemunhou a reconquista cristã e viu nascer a república. O palácio fica no centro histórico da cidade e apresenta características da arquitetura medieval, manuelina, renascentista e romântica. No lugar de torres, o que se avista de longe são suas duas chaminés cônicas com 33 metros de altura.

Cúpula da Sala dos Brasões (Crédito: Parques de Sintra)

Um dos aposentos que mais chama a atenção é a Sala dos Brasões com suas paredes cobertas por azulejos com cenas de caça e sua cúpula ornada pelas as armas de 72 famílias da nobreza e dos filhos de D. Manuel I. Outros cômodos bastante visitados são as salas das Pegas e dos Cisnes, que nos remetem a histórias de alcova e de casamento da família real.

O palácio está aberto à visitação das 09h30min às 19h, com última entrada às 18h30min. O ingresso pode ser comprado no local e tem valores variados: 10 euros (adulto); 8,5 euros (jovens de 06 a 17 anos e maiores de 65 anos); 33 euros (família: 02 adultos e 02 jovens).

Os ingressos dos palácios de Sintra podem ser comprado nos locais ou pelo site Parques de Sintra. Existe também a possibilidade de ingressos combinados, ou seja, quanto mais ingressos de lugares diferentes você comprar mais descontos terá.

Leia mais sobre Sintra:

Como visitar a Quinta da Regaleira

Anúncios

Deixe uma resposta