O que fazer no Bairro do Recife

O museu Cais do Sertão é um dos destaques do Bairro do Recife
O Museu Cais do Sertão reverencia a cultura sertaneja

O Bairro do Recife ou Recife Antigo, como é conhecido pelos turistas, é um dos principais atrativos da capital pernambucana. Ele reúne em um só lugar cultura, entretenimento e arqueologia. É do bairro mais antigo do Recife que são estabelecidas as distâncias para todo o Estado. Mais do que um regulador geográfico, o Marco Zero é um atrativo em si, palco principal do carnaval da cidade.

No restante do ano, ele recebe outros espetáculos, como a Paixão de Cristo do Recife e o Baile do Menino Deus (Natal). A partir dele, o visitante pode pegar um barco até o Parque das Esculturas ou fazer compras no Centro de Artesanato. Também pode visitar a Caixa Cultural e curtir os bares e restaurantes dos armazéns do Porto Novo.

Centro de Artesanato de Pernambuco e Cais do Sertão

No Centro de Artesanato de Pernambuco, o visitante pode conhecer e comprar peças produzidas por artesãos de todo o Estado. São mais de 25 mil produtos em cerâmica, madeira, vidro, metal, renda etc. No site é possível encontrar o horário de funcionamento e os perfis dos mestres do artesanato.

Logo depois do Centro de Artesanato, o visitante se deparará com o Cais do Sertão. O museu enaltece a cultura sertaneja e chama atenção pelo seu vão livre de 25 m. De lá, pode-se admirar o mar e as águas resultantes da confluência dos rios Capibaribe e Beberibe.

O Bairro do Recife pode ser conhecido a pé
O Bairro do Recife concentra vários atrativos turísticos

Rua do Bom Jesus

Saindo do Cais do Sertão, rumo à Praça do Arsenal, o visitante dará de cara com o Museu a Céu Aberto. Ele é um conjunto arqueológico datado do período da dominação holandesa. Do sítio arqueológico, o visitante poderá optar entre dois caminhos: seguir em frente e entrar no Paço do Frevo. O espaço reverencia o ritmo genuinamente pernambucano e tem em sua programação apresentações artísticas.

A outra opção é dobrar à esquerda na Rua do Bom Jesus para conhecer a primeira sinagoga das Américas (Kahal Zur Israel) ou admirar um dos casarios mais preservados da cidade. Ainda poderá conhecer a Embaixada dos Bonecos Gigantes, espaço que abriga os tradicionais personagens do carnaval. Aos domingos, a via recebe a tradicional Feirinha do Bom Jesus, que começa no final da tarde e segue até umas 20h.

A rua do Bom Jesus concentra vários atrativos do Bairro do Recife
Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus

Igreja da Madre de Deus

No Bairro do Recife, encontra-se uma das igrejas mais disputadas para casamentos: a Igreja da Madre de Deus. Construída no século 18, a igreja em estilo barroco é um dos mais expressivos exemplares da arquitetura colonial. À época de sua criação, foi erguido ao seu lado um convento, onde os religiosos dedicavam-se ao ensino teológico, filosófico e artístico.

No entanto, ele foi perdendo sua importância na medida em que os religiosos foram perdendo seu prestígio político. Em 1826, o convento transformou-se na sede da alfândega. Atualmente, depois de passar por uma restauração, a edificação abriga o Paço Alfândega, um shopping que preservou a arquitetura da aduana.

Paço Alfândega e Igreja da Madre de Deus

Rua da Moeda

Do shopping, o visitante dá de cara com a Rua da Moeda, que concentra bares e restaurantes. A movimentação maior é à noite, fazendo jus ao seu caráter boêmio. Nos anos 90, o local era ponto de encontro do manguebeat, movimento que teve Chico Science como um de seus idealizadores. Em uma das esquinas da Rua Moeda há uma estátua em homenagem ao antigo líder da banda Nação Zumbi.

Aproveitando todo o potencial turístico e de lazer do bairro, a prefeitura realiza no último domingo de cada mês o Recife Antigo de Coração. O evento promove atividade culturais e esportivas ao ar livre em vários polos espalhados pelo bairro.

A iniciativa deu tão certo que foi abraçada por moradores e visitantes que aproveitam que as ruas estão fechadas para andar de bicicleta, patins, skate etc. A programação de cada mês pode ser conferida na página do Visit Recife.

Anúncios

Deixe uma resposta