A genialidade de Camille Claudel pertinho de Paris

O Museu Camille Claudel está pertinho de Paris
L´Âge mûr (A Idade da Maturidade), uma das obras mais conhecidas

Camille Claudel (1864-1943) é considerada uma das maiores escultoras de todos os tempos. Infelizmente, poucos a conhecem. Provavelmente, porque durante muito tempo ela foi ofuscada pela figura de Auguste Rodin (1840-1917) e reduzida a sua musa inspiradora e amante. Todavia, a obra de ambos se confundem e alguns estudiosos creditam à escultora a verdadeira autoria de trabalhos de Rodin.

Passaram-se mais de 100 anos para que a história da arte revisitasse a obra de Camille Claudel e lhe concedesse o protagonismo que ela sempre mereceu. Ainda assim, somente no século 21, foi criado um museu em homenagem à escultora.

Musée Camille Claudel

O Musée Camille Claudel está localizado em Nogent-sur-Seine, cidade em que a escultora viveu durante a adolescência. Ele localiza-se numa propriedade que já foi da família de Camille e onde funcionou o Museu Dubois-Boucher. Este último era uma homenagem a outros dois escultores franceses (Boucher foi o primeiro professor de Camille).

O acervo conta com mais de 40 trabalhos da artista, entre esculturas de bronze, moldes de gesso e desenho. Esse número não condiz com a quantidade de trabalhos produzidos por Camille. Foi o que sobrou das peças vendidas, desaparecidas e, principalmente, destruídas por ela com receio que Rodin a plagiasse. O museu abriga trabalhos de outros artistas contemporâneos a Camille, como Alfred Boucher, Paul Dubois e Auguste Rodin.

La Valse (A Valsa)

A visita ao museu é uma ótima pedida para os admiradores da artista e para aqueles que já conheceram Paris. É super fácil chegar no museu. É só pegar um trem na Gare de l´Est, na capital francesa, com destino a Nogent-sur-Seine. A viagem dura 1 h de trem.

Chegando à cidade, basta uma caminhada de 10 minutos até o museu, que está localizado no seguinte endereço: 10 Rue Gustave-Flaubert. Ele funciona de terça a sexta-feira, das 11 h às 18 h, aos sábados e domingos, das 11 h às 19 h. O museu fica fechado às segundas e nos dias 1° de janeiro, 1° de maio, 1° de novembro e 25 de dezembro. O ingresso custa 7 € com direito ao audioguia.

Anúncios

Deixe uma resposta