Onde ficar em San Pedro de Atacama

Vista frontal de uma igreja de São Pedro de Atacama
A terracota dá o tom da arquitetura da cidade

San Pedro de Atacama é um pequeno vilarejo de três mil habitantes, mas em suas ruas ouve-se idiomas de todo o mundo. Embora pequena, a cidade possui boa infraestrutura hoteleira: de hostels a resorts cinco estrelas. Mas não pense que os hotéis de luxo destoam da paisagem árida do lugar. Pelo contrário, toda arquitetura da cidade está em comunhão com a natureza. As casas da cidade só possuem um pavimento, têm um tom terracota e em sua maioria flamula a bandeira chilena.

A cidade gira em torno da Rua Caracoles

Como toda cidade pequena, San Pedro de Atacama possui uma rua onde tudo acontece. Nela, encontram-se hotéis, restaurantes, casas de câmbio e agências de viagem. Essa rua é a Caracoles e a maioria das pessoas escolhe hospedar-se em seu entorno. No entanto, optamos em ficar em um hostel um pouco mais afastado e valeu a pena. Com isso, reduzimos em 30% o valor da diária de um hostel semelhante localizado na Caracoles.

Hospedagem em San Pedro de Atacama

O Hostal Atacama North fica a 15 min a pé da rua principal, tem quartos privativos e compartilhados. As acomodações são simples, mas confortáveis e limpas. A diária para o casal em quarto privativo fica em torno de R$ 217,00, com café da manhã incluso. Vale destacar que, em grande parte dos hostels e hotéis, o desjejum é servido a partir das 7 h da manhã. O horário é incompatível com as saídas da maioria dos passeios, que partem a essa hora ou mais cedo. A saída é preparar uns lanches e comê-los a caminho dos passeios.

Área comum do Hostal Atacama North

San Pedro tem uma rotina interessante. É bem movimentada no início e no final do dia, quando as pessoas estão saindo e voltando dos passeios. Ao longo do dia, você encontrará pessoas recém-chegadas que, assim como você, estarão contratando os passeios. Mas vale a pena perambular ou mesmo percorrer a cidade de bicicleta.

Quanto mais afastado da Caracoles, mais perto você estará da rotina de seus moradores. Um lugar interessante para visitar é o Mercado de Artesanato, onde você vai encontrar muitas roupas feitas de lã de llama e produzidas em teares manuais. Você poderá comprar peças de artesanato e adquirir chá de coca. Este último, diga-se de passagem, muito útil para aliviar o mal-estar causado pelos 2.400 metros de altitude da cidade.

Dicas sobre San Pedro de Atacama

Por trás de toda essa aura de natureza e simplicidade, o Deserto do Atacama é um destino caro, mesmo fazendo um esquema mochileiro. Mas temos algumas dicas para economizar nessa viagem:

  • Não hospedar-se na Caracoles. Na medida em que você se afasta da via os preços vão caindo. Como a cidade é pequena, nenhum deslocamento a pé é superior a 20 min.
  • Há uma grande oferta de passeios, por isso não é preciso reservá-los com antecedência. Programe o primeiro dia na cidade para pesquisar, negociar e adquirir os passeios.
  • Procure pagar suas despesas em espécie (en efectivo, como se diz em espanhol) para barganhar mais descontos

Leia mais sobre o Deserto do Atacama:

Termas de Puritama e Tour Astronômico no Atacama

Valle de la Luna no Deserto do Atacama

Gêiser del Tatio e Lagunas Altiplânicas

Deserto do Atacama: quando ir e como chegar

Anúncios

Deixe uma resposta