Fiscalização mais rigorosa para a bagagem de mão

Padrão da bagagem de mão
As dimensões incluem as rodinhas e as alças das malas

Você já deve ter percebido que a quantidade e o tamanho da bagagem de mão aumentou significativamente depois que as companhias aéreas foram autorizadas a cobrar pela bagagem despachada. Como o tamanho dos compartimentos de bagagem de mão não aumentaram não há espaço para todo mundo. Resultado: tornou-se rotineiro assistirmos algumas bagagens serem transferidas para o porão do avião na hora do embarque. Isso causa constrangimento aos passageiros e atrasos nas partidas dos voos.

A gente já sabe que parte desse problema foi causado pelas próprias companhias. Elas passaram a cobrar pela bagagem despachada, mas não deram a contrapartida de passagens mais acessíveis. No entanto, precisamos reconhecer também que tem muito passageiro folgado que entra no avião com bagagem totalmente fora dos padrões.

Diante desse cenário, as companhias aéreas passarão a partir de hoje (10/04) a fiscalizar com maior rigor o tamanho das bagagens de mão. Elas devem obedecer aos padrões estabelecidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA): 35 cm de largura, 25 cm de profundidade e 55 cm de altura.

De 10 a 24 de abril, a fiscalização terá um caráter educativo, mas depois dessa data ela passa a valer. Caso a bagagem extrapole as dimensões acima, o passageiro será encaminhado ao balcão do check-in para despacho da bagagem e pagamento da taxa de transporte da bagagem. Para evitar qualquer constrangimento e uma despesa de última hora, o melhor é seguir na linha.

É importante estar atento também ao que não levar como bagagem de mão:

  • Arma de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.
  • Objetos pontiagudos ou cortantes, como machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras e canivetes. Instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm também estão fora.
  • Ferramentas de trabalho: pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio). Chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm também não são permitidas. Serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis, como explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares. Fotos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis também não são permitidos. Aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis estão banidos.
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos, como cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos



Anúncios

Deixe uma resposta