Patagônia: um destino com vários destinos

Perito Moreno: um dos principais destinos da Patagônia
Glaciar Perito Moreno

Tudo em relação à Patagônia é superlativo. Sua extensão territorial é superior a 1 milhão de km2 das terras da Argentina e do Chile. Isso corresponde a 1/3 dos territórios desses dois países. No entanto, sua densidade demográfica é uma das menores do planeta: 2,5 habitantes por km2. Talvez por isso a Patagônia seja um dos ecossistemas mais bem preservados do mundo. A depender da área de visitação, você vai se deparar com montanhas, desertos, geleiras, neve e florestas temperadas. Entre tantas opções, a primeira pergunta que vem a mente quando se pensa em viajar à região é “por onde começar?”

Esqui em Bariloche

Bem, isso vai depender da combinação de dois fatores: tempo disponível e estilo de viagem. Para quem curte esportes na neve, a dica é visitar Bariloche (Argentina) nos meses de julho e agosto. Ainda na Argentina, outra opção é El Calafate, cidade que serve como base para visitar glaciares, como o famoso Perito Moreno, no qual é possível fazer mini-trekking e rapel.

Em destaque, os principais destinos da Patagônia
O Vulcão Osorno é um dos atrativos da Patagônia
Vulcão Osorno

Lagos, arquipélagos e glaciares

Se você prefere uma viagem mais contemplativa, a região dos Lagos Andinos proporciona belas paisagens, a exemplo do vulcão Osorno. No arquipélago de Chiloé é possível ver pinguins. Já Torres del Paine é uma espécie de parque de diversões com várias opções de atividades: caminhadas, camping, cavalgadas, navegação no rio e caminhadas no gelo. Ushuaia, no arquipélago da Terra do Fogo, te faz sentir no Polo Sul. Não é à toa que ela se autointitula de cidade mais austral do mundo.

Trem do Fim do Mundo – Ushuaia

Independentemente do tempo disponível e estilo de viagem, uma coisa é certa: a Patagônia é um destino com vários destinos. Ela pede que seja descoberta aos poucos, sem pressa, em mais de uma viagem. Como tinha uma semana de férias em dezembro – já descontando os deslocamentos aéreos – escolhi conhecer El Calafate e Torres del Paine. Nessa época do ano, os dias são mais longos e o frio é suportável para nós brasileiros.

Leia mais sobre a Patagônia:

Glaciar Perito Moreno

Glaciares Upsala e Spegazzini

Nas estradas da Patagônia

Diário de bordo: Puerto Natales

Parque Nacional Torres del Paine

Trekking à base das Torres del Paine

Torres del Paine de carro

Anúncios

Deixe uma resposta